Apresentação

Intercambiar e disseminar informações acerca da Educação Tutorial, debatendo idéias e experiências vivenciadas na prática, é o objetivo principal deste Blog, uma produção do LabConsS - Lab de Vida Urbana, Consumo & Saúde da UFRJ.

O LabConsS é um projeto criado e exercido pelos bolsistas do Grupo PET-Farmácia/Saúde Pública, com o apoio do Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

O Blog prioriza o enfoque teórico-metodológico da Educação Tutorial, não se constituindo, portanto, numa alternativa concorrencial dos mecanismos e arenas "petianas" pré-existentes.

O egroup EDUCA-TUTORIAL é também parte deste Blog. Para inscrever-se, basta enviar email em branco para:
educa-tutorial-subscribe@yahoogrupos.com.br

24 julho 2008

Transgênicos, Cosmecêuticos e Nanopartículas em Alimentos:

Extensão e Contemporaneidade como Eixos Estruturantes da Educação Tutorial


Luiz Eduardo R. de Carvalho (*)
Fevereiro 2008

"A elevada qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela UFRJ não oculta as dificuldades e problemas que a instituição enfrenta para cumprir sua missão institucional e tornar-se uma verdadeira "construtora de futuros" (...) Dentre esses, pode-se destacar (...) a compartimentalização das carreiras profissionais; o caráter instrumental e profissionalizante do ensino; a limitada variedade de carreiras oferecidas a estruturação inadequada dos curricula; o caráter "elitista" dos mecanismos de ingresso; o isolamento entre as unidades da universidade e entre esta e as demais instituições e instâncias da sociedade, pela falta de mecanismos integradores e de instrumentos de comunicação internos e externos."

Aloísio Teixeira, Reitor da UFRJ (março, 2006)


Transgênicos, Cosmecêuticos, Orgânicos, Dietéticos, Veganismo, Vacinas, Alimentos Funcionais, Aditivos e Insumos Nanotecnológicos, Nutracêuticos... Muitas são as dúvidas e as perguntas do público consumidor, perpassando conhecimentos farmacológicos, bioquímicos, toxicológicos, nutricionais, terapêuticos, metabólicos, regulatórios ou econômicos. A mídia, influenciada e dependente dos anúncios de fabricantes, não se mostra fonte muito confiável para emergentes questões de saúde pública. Tampouco os websites empresariais.

Trata-se de precioso campo para a Extensão Acadêmica. Mas são temas ainda não incorporados às ementas da Graduação e de escassa bibliografia nessa interface com o consumidor. É nesse contexto que emerge, monoliticamente, explicitamente, uma tradução do conceito de indissociabilidade entre "Extensão, Pesquisa e Ensino". A Extensão é uma antena conectada com a comunidade, captando sinais para atividades de Ensino e Pesquisa socialmente melhor orientadas. Com esses sinais, o Grupo PET-Nutrição se tornou o Grupo PET-Farmácia/Saúde Pública e instituiu o LabConsS/UFRJ – Laboratório de Consumo & Saúde da Faculdade de Farmácia da UFRJ.

1. A UFRJ e a Educação Tutorial

A UFRJ já é a mais importante universidade de graduação do país, com desempenho, nas avaliações do MEC, superior ao de qualquer universidade pública ou privada existente no país. E, ao mesmo tempo, é uma das três mais importantes em pósgraduação e pesquisa. No horizonte de cinco anos, a UFRJ deverá, segundo seu proposto PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional:

• consolidar sua posição no campo do ensino de graduação, pela ampliação dos níveis de excelência que pratica e por sua extensão a todas as áreas em que atua;

• constituir-se em referencial e laboratório do ensino superior brasileiro, desbravando novos caminhos para o ensino e a pesquisa e para a gestão acadêmica das universidades;

• superar a cultura da fragmentação que a caracteriza e criar estruturas acadêmicas e administrativas integradas que proporcionem formação integral a seus estudantes, com base em

atividades interdisciplinares e transdisciplinares.

Em consonância com esse PDI, a UFRJ tem priorizado o apoio aos Grupos PET-SESu/MEC em funcionamento (incluindo Comunicação, Engenharia Civil e Odontologia), por inclusive compreender que a Educação Tutorial conjuga esforços para a consecução de alguns de seus principais objetivos permanentes:

· a divulgação da cultura e dos conhecimentos científicos e técnicos, que constituem patrimônio da humanidade, através do ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de graduação e para

graduados, da extensão e da difusão dos resultados da pesquisa, bem como por meio de outras formas de comunicação;

· a formação de cidadãos movidos pelo desejo de aperfeiçoamento cultural e profissional permanente e capazes de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, para a criação cultural e para a valorização da ciência, do pensamento reflexivo e crítico e das conquistas da razão humana;

· o conhecimento e a busca de soluções para os problemas da sociedade humana como um todo, especialmente os da sociedade brasileira;

· a prestação de serviços especializados à comunidade;

· a contribuição, através de todos os meios à sua disposição, para a formação de uma opinião pública informada acerca dos grandes temas do desenvolvimento científico, tecnológico e cultural e dos desafios enfrentados para a construção de uma sociedade social e ambientalmente justa;

· a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição;

· o desenvolvimento de permanente intercâmbio com a sociedade civil, assegurando o ingresso e a circulação no interior da Universidade das múltiplas formas de saber e da experiência técnica, bem como da cultura e da arte, diversas daquelas que são associadas às práticas estritamente acadêmicas, com reconhecimento da relevância dos conhecimentos e experiências desses atores sociais para a pesquisa e o ensino universitários.

2. O LabConsS – Laboratório de Consumo & Saúde da FF/UFRJ

Este Grupo PET/SESu foi criado em 1988, como PET-Nutrição. Em 1989, foi transferido para a Faculdade de Farmácia, junto com seu Tutor, tornando-se PET-Alimentos. O tempo ensinou que formatá-lo, como "PET-Temático" em "Consumo & Saúde Pública", configurava a melhor estratégia para sua implementação. Aos alunos de Nutrição juntaram-se então os de Farmácia e, mais tarde, de Medicina, Biologia e Engenharia de Alimentos, ao evoluir para PET-Farmácia/Saúde Pública.

A experiência construída inspirou e forjou, em 1992, a criação do LabConsS, um projeto de informação pública sobre consumo e saúde, através da Internet (www.ufrj.br/consumo). O LabConsS é operado exclusivamente pelos petianos, embora venha abrindo oportunidades para participação e treinamento de não-petianos, em estágios de curta duração e no âmbito de algumas disciplinas da Graduação, onde petianos e egressos coparticipam como monitores.

Uma avaliação dos serviços do website demonstrou: i) a demanda pública é predomi-nantemente de adolescentes, ocupados em produzir trabalhos escolares, com cerca de 90% das consultas sendo sobre "transgênicos"; ii) os graduandos apresentam grande dificuldade em produzir respostas, apesar de bom domínio em inglês e informática (instrumental indispensável para esse tipo de trabalho), o que recomenda avaliação mais específica sobre a grade currícular e sobre os interesses e habilidades dos vestibulandos.

Avaliações continuam sendo realizadas, buscando extrair dados que possam fornecer subsídios para propostas de adequação curricular às novas demandas do mercado; promoção do interesse dos alunos pela saúde pública; adequação da produção bibliográfica para atender expectativas e perfis da comunidade etc.

O website oferece, além de chats, também vários egroups (Medicamentos, Baby-Food, Cosméticos, Vigilância Sanitária, Domissanitários, Transgênicos, Food Safety, Nutracêuticos, Nanotecnologia, Teoria da Complexidade etc.), com participação de renomados especialistas e autoridades governamentais. E os petianos produzem clippings diários, realizando para isso a leitura cotidiana de mais de 30 jornais, revistas e boletins nacionais e internacionais, de onde coletam notícias sobre aqueles temas que informam o universo farmacêutico e sanitário. Essas atividades promovem o aprendizado em línguas estrangeiras e informática, ao mesmo tempo em que estimulam a manutenção de um elevadíssimo nível de informação e o desenvolvimento de habilidades em comunicação e expressão.

Entende-se que a SESu não possa, talvez, patrocinar durante décadas um mesmo Grupo e seu projeto tutorial. Mas também deve ser reconhecido que um espaço como o do LabConsS, uma vez consolidado, deveria ser preservado, evitando-se a dissipação do investimento realizado. Manter operativo, com recursos humanos em permanente rotatividade, um projeto desta natureza, é um desafio e um sacrifício. A rotatividade também do Tutor inviabilizaria definitivamente a construção desses projetos de extensão. A redução gradativa do número de bolsistas, após se atingir a maturação, seria talvez uma alternativa mais racional.

3. A Extensão Retroalimentando Ensino e Pesquisa

Em termos práticos, a experiência dos petianos com o LabConsS tem ofertado re-sultados substantivos em algumas disciplinas da graduação (produzem sites e mo-nitoram duas disciplinas do Tutor); tem motivado e apoiado o desenvolvimento de novas tecnologias de ensino, como a adoção de processos dramatúrgicos (desta-cando-se o Curso produzido pelos petianos, sobre Regulação de Transgênicos, no âmbito da Bienal Cultural da UNE); e, ainda, a montagem de um Curso sobre Alimentação Infantil, parcialmente via Internet, e que foi incorporado ao programa oficial do Encontro Nacional sobre Aleitamento Materno (Porto Alegre, 2006).

Transcendendo a Internet, as atividades são também executadas em ambientes externos ao campus, como stands em Feiras Científicas (Fiocruz), no Ação Global SESI/Rede Globo (no Sambódromo) e no Fórum Social Mundial de Educação (Nova Iguaçu). Não se perde de vista, porém, que Extensão não é Filantropia, e que o retorno social deve transcorrer em todos os momentos e espaços da vida pessoal e profissional, no resgate do compromisso com a saúde e a economia popular, e não pontualmente, em espetacularizações efêmeras e midiáticas.

Projetos de Pesquisa são desenvolvidos, pelos petianos, para abastecer as atividades do site, segundo as demandas e condicionamentos do público. E em função também dessas demandas, o Grupo inaugurou um segundo eixo temático estruturante das atividades: "Vida Urbana e Saúde Pública", onde trabalhará questões como Estilos de Vida, Obesidade e Caos e Ruído Urbano em Saúde .

(*) Tutor do Grupo PET-Farmácia/Saúde Pública da UFRJ

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite tutor Luiz Eduardo, sou estudante da UNESP de Botucatu e bolsista do PET Eng. Florestal e estamos às vesperas de aprovar nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. Li neste post que a UFRJ, acreditando no PET como aliado no cumprimento de suas metas do PDI tem priorizado apoio os grupos PET de sua Universidade. Gostaria de saber, se possível, de que forma se dá esse apoio por aí. Uma vez que, se a experiencia for válida, poderia sugerir tais ações aqui no âmbito de minha IES.
Um abraço e desde já obrigado.
Richardson