Apresentação

Intercambiar e disseminar informações acerca da Educação Tutorial, debatendo idéias e experiências vivenciadas na prática, é o objetivo principal deste Blog, uma produção do LabConsS - Lab de Vida Urbana, Consumo & Saúde da UFRJ.

O LabConsS é um projeto criado e exercido pelos bolsistas do Grupo PET-Farmácia/Saúde Pública, com o apoio do Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

O Blog prioriza o enfoque teórico-metodológico da Educação Tutorial, não se constituindo, portanto, numa alternativa concorrencial dos mecanismos e arenas "petianas" pré-existentes.

O egroup EDUCA-TUTORIAL é também parte deste Blog. Para inscrever-se, basta enviar email em branco para:
educa-tutorial-subscribe@yahoogrupos.com.br

23 setembro 2011

RELATÓRIO 2009 - Reprovado pela SESu/MEC

Sinta-se convidado a Avaliar uma Avaliação do MEC. Apóie, aplauda, congratule... os esforços para, mediante avaliações diversas, o Ministro Haddad melhorar a Educação no Brasil. Ou, se for o caso, e se tiver argumentos, formule críticas e sugestões.

Minha avaliação, neste “case”, é que a avaliação é, na melhor das hipóteses, um grosseiro equívoco. E, na pior, uma retaliação criminosa tentando reprimir e silenciar meus questionamentos técnicos e republicanos sobre a gestão da SESu. Minha avaliação é que aquela Avaliação do MEC deve ser anulada. Que o MEC deve pedir desculpas pela ofensa e pelos danos morais que provocou. E que os autores devem ser afastados do processo.

Extensão – eixo estruturante de uma plataforma onde se articulam, harmonicamente, tematicamente, ações com Ensino e Pesquisa - é, neste Grupo PET, cotidiana, contínua, o ano inteiro, todos os anos, com profunda e sensível orientação ética e social, permeando o universo normativo e regulatório como exercício de formação política e cidadã.

A Extensão difunde o que se Pesquisa. E as Pesquisas retroalimentam o Ensino e a Extensão, em um Projeto exemplar, que deveria servir de paradigma para o PET e para a SESu.

Desta experiência petiana emergiu a “Bromatologia em Saúde”, uma disciplina hoje obrigatória na Graduação em Farmácia da UFRJ, onde se ensaia e se avalia um elenco de novas metodologias de Educação Tutorial, ao mesmo tempo que se estuda os fundamentos científicos na interface “Alimentos e Farmacologia”. E onde, portanto, alunos de graduação não-petianos têm o Ensino construído através de atividades de Extensão e Pesquisa.

Isto expande os limites e dissemina os métodos do PET e da Educação Tutorial, desbanalizando e oxigenando as alienantes e rançosas aulas expositivas que, obsoletas, entulhos de uma escola velha e repudiada, tentam sobreviver como fantasmas do passado, e ainda assombram, aterrorizam, enfadam e fazem alunos evadir, se não da universidade, ao menos das salas de aula.

Mas a SESu reprovou este Relatório Anual. E repudiou o trabalho. Exigiu a desativação do Projeto, seus blogs, seus egroups, seu eventos sobre difusão de ciências, suas interfaces com o público, com a sociedade, milhares de pessoas que participam e usufruem destes serviços. Em sua Avaliação, a SESu sentenciou como FRACO este professor-tutor e determinou sua imediata expulsão do Programa.

Quem faz trabalho ruim tende a escondê-lo. Quem, por deficiência técnica irrecuperável, é expulso de um Programa, tende a ocultar o fato. Também nisso agimos diferente. O Relatório REPROVADO é aqui exposto ao público. E estaremos aqui presentes para defender e dar continuidade - com ou sem PET, com ou sem SESu, com ou sem recursos do MEC - ao trabalho que se propõe a renovar o Ensino de Graduação.

O Projeto é exemplar e a SESu, em vez de atirá-lo no lixo, destruindo o dinheiro público e o trabalho já investido, deveria tomá-lo como modelo para outros Grupos PET e para o resgate da inteligência e da criatividade no Ensino de Graduação. Também exemplar é o “case” que disto tudo resulta. Trata-se de uma preciosa oportunidade para melhor se enxergar, refletir e debater sobre como vêm sendo feitas as AVALIAÇÕES DO MEC.

Fique por favor a vontade para aqui registrar suas críticas e observações. Sobre o Relatório Anual. Sobre a Avaliação da SESu. Sobre o MEC. Ou acerca de tudo isto.


Link para o Relatório: https://docs.google.com/leaf?id=0B8x2WjTZOiDVOTFiOTYzNTAtZjgwMy00ZmZiLThlMDQtMzU2ZGMyMDcxMzFj&hl=en_US

Link para o Parecer do MEC: não existe, porque o parecer do MEC é secreto. Tudo que sabemos é que o Relatório foi reprovado, que o Projeto da UFRJ que debate Filosofia da Ciência deve ser extinto, enquanto é aprovado com louvores, pelo MEC, o Projeto da UFPR que debate auto-ajuda do tipo “Mulheres querem Sexo e Homens fazem Amor” (deve ser da mesma editora daquele outro livro de matemática, onde 3 + 2 é 7).

Nenhum comentário: